Notícias
 
Holanda mostra projetos bem-sucedidos de gerenciamento de resíduos sólidos
10/04/2012

Em seminário na Fiesp, representantes holandeses compartilharam experiências que deram certo em seu país e que podem ser aproveitadas no Brasil


O setor de reciclagem pode ser uma excelente oportunidade de negócios para os empresários brasileiros. Pelo menos essa é a opinião do coordenador sênior da NL Agency, Herman Huisman, que participou nesta terça-feira (10/03) do Seminário Internacional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, realizado na Fiesp. O evento contou com a participação de empresários e representantes do governo da Holanda, referência mundial na adoção de práticas de gestão de resíduos.

De acordo com Huisman, a criação de um mercado para produtos recicláveis tornaria o setor lucrativo e mais atrativo para os empresários, contribuindo para a ampliação dos projetos de coleta seletiva. Além disso, o executivo da NL defendeu a redução dos aterros sanitários. "Os aterros sanitários deveriam ser menos atrativos e mais caros. Desta forma, somente os resíduos recicláveis seriam destinados a este espaço", sugeriu.


Huisman considerou ambicioso o prazo estabelecido pelo governo brasileiro para o cumprimento da Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), que entrará em vigor em 2014. "O tempo é bastante limitado para que vocês possam atingir os altos objetivos estabelecidos pela lei. É uma tarefa bastante difícil. Todas as cidades e Estados deverão ter elaborado um plano de resíduos sólidos neste verão, uma transição bastante audaciosa", avaliou.

Experiência bem-sucedida

A ministra de Infraestrutura e Meio Ambiente do Reino dos  Países Baixos, Melanie Schultz van Haegen-Maas Geesteranus, compartilhou os avanços que seu país promoveu nos últimos 40 anos no gerenciamento de resíduos sólidos, a partir da criação de um projeto nacional que proporciona a elaboração de políticas ambientais eficientes e o surgimento de novas tecnologias. Hoje 80% dos resíduos sólidos holandeses são reciclados.

“O Brasil experimentou um grande desenvolvimento econômico nos últimos anos e agora reconheceu a necessidade de implantar uma legislação e um projeto socioeducativo de gestão de resíduos sólidos, fundamental para o desenvolvimento econômico ligado à sustentabilidade”, salientou a ministra.

O vice-presidente da Fiesp e coordenador do Comitê de Mudanças Climáticas, João Guilherme Sabino Ometto, agradeceu a colaboração do governo holandês em compartilhar a suas experiências com os empresários paulistas.
 
Ele sugeriu que a Fiesp organize uma missão empresarial à Holanda com a finalidade de possibilitar a realização de novos negócios. E enfatizou: "Nós precisamos aprender com a Holanda todos os processos adotados no desenvolvimento do gerenciamento dos resíduos sólidos".

O diretor do Departamento de Meio Ambiente da Fiesp e do Ciesp, Eduardo San Martin, concordou com Ometto e ressaltou a importância da parceria entre o setor produtivo e as universidades na busca por políticas de produção mais limpa. 
Segundo San Martin, nos últimos anos os empresários perceberam os benefícios da adoção de politicas sustentáveis.

“A indústria de São Paulo vem adotando práticas de Produção mais Limpa. Tivemos conquistas expressivas no setor produtivo com a redução do consumo de água e energia. Um ganho ambiental acompanhado da redução dos custos”.

O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, que cumpria agenda de eventos fora da entidade no início da manhã e não pode participar da abertura do seminário, deu início mais tarde à palestra "Responsabilidade pós-consumo de resíduos de embalagens".

Skaf agradeceu a visita da comitiva holandesa e ressaltou que a gestão de resíduos sólidos proporcionará ganhos ao setor produtivo: "Quando você cuida do meio ambiente e produz de forma responsável, todos ganham. Temos a oportunidade de criar um novo negócio e bons empregos".

Flávia Dias, Agência Indusnet Fiesp


Fonte: Fiesp
Link da notícia

 
HOME
EMPRESA
SOLUÇÕES
EQUIPAMENTOS
CLIENTES
PROJETOS
SUSTENTABILIDADE
GESTÃO DE RESÍDUOS
NOTÍCIAS
FALE CONOSCO
   
  R. da Paisagem, 240 sl608 - Vila da Serra - Nova Lima/MG - Cep 34006-059 .: 31 3581-3827 .: destroy@destroy.com.br
ITALIC